SHIAI JIAO
A arte possibilia o equilíbrio e estabilidade no trabalho de pernas, usando-as como centro de gravidade e permitindo usá-las para chutes e deslocamento, afim de desestrabilizar o oponente. O trabalho das mãos tem como foco a coordenação com o restante do corpo, forçando agarrãoes, puxos e golpes de punho para fazer com que o oponente vá ao chão. Uma vez que o adversário esteja no solo, o ponto é do lutador que o derrubou.
Há diversos estilos de Shuai Jiao, dependendo de onde se desenvolveram e a qual caracteística de luta dão ênfase. São os estilos:
-
Pequim: enfatiza o contato e movimentos curtos, defesa das mão e chutes para desestabilizar o adversário;
-
Baoding: rapidez e potência nos golpes, enfatiza a concentração, rapidez e movimentos amplos e precisos. É o mais popular dos estilos.


-
Shanxi: tem como foco o trabalho de pernas na desestabilização do adversário;
-
Tientsin: trabalho de pernas e braços e ênfase no contra-ataque;
-
Xinjiang: utiliza-se de técnicas de agarramentos e foco na cintura para desestabilizar o adversário;
-
Mongol: utiliza-se da força em pernas e braços para dar impulso às projeções.
Essa luta inspirou a criação do judô, sumô e do aikido e os estilos mais praticados são o BaoDing, o Mongol, o Pequim e o Tientsin.
O shuai jiao é um estilo de luta livre que teve origem há mais de quatro mil anos na China. São combates de corpo a corpo com agarramentos, imobilizações, projeções e quedas, onde o oponente deve ser jogado ao chão com o uso das pernas como alavancas de impulso e força e chaves de braços para imobilizar o adversário.